sexta-feira, 25 de junho de 2021
Início Cidades Com baixa procura por vacinação, prefeitura convoca grupos prioritários para imunização contra...

Com baixa procura por vacinação, prefeitura convoca grupos prioritários para imunização contra H1N1

Para comprovar a comorbidade, a pessoa precisa levar um laudo médico assinado e carimbado

A campanha de vacinação contra a Influenza, que já entrou na sua terceira etapa, está com baixos índices de imunização. A população alvo desta campanha é de mais de 228 mil pessoas e até o momento pouco mais de 37 mil procuraram os postos de saúde para se imunizarem. A cobertura vacinal está em 16,2% atualmente.

Nesta terceira etapa, estão sendo imunizadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas. Além desses novos grupos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua vacinando os demais grupos, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos e professores.

Para comprovar a comorbidade, a pessoa precisa levar um laudo médico, assinado e carimbado, ou receitas médicas desde que estejam com a descrição da comorbidade (da lista divulgada pelo Ministério da Saúde, que está no final do texto) e com o Código Internacional de Doenças.

Da mesma forma, o prontuário médico também é aceito como comprovação de comorbidade, desde que assinado e carimbado pelo médico. No caso de pessoas com deficiência permanente, é necessário levar a cópia de um documento que comprove a deficiência.

“A procura pela vacina da Influenza tem sido baixa na Capital, mas as pessoas devem se atentar para a importância da imunização contra a gripe, pois ela também pode gerar hospitalização e até óbito. A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B”, comentou o coordenador de Programas Estratégicos da SMS, Wellington Assunção Ferreira.

Todos os postos e centros de saúde estão realização a vacinação contra a gripe, com exceção das seguintes unidades: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.

CONFIRA ABAIXO A LISTA DE COMORBIDADES LIBERADAS PARA A VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA:

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesos: Obesidade grau III.

Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

31Mil FãsCurtir
250SeguidoresSeguir