quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
InícioDestaque PrincipalFlávio Bolsonaro se consolida como principal adversário de Lula em 2026
GENIAL/QUAEST

Flávio Bolsonaro se consolida como principal adversário de Lula em 2026

Senador aparece em 2º lugar em todos os cenários de 1º turno, enquanto presidente mantém liderança. É o primeiro levantamento sem Tarcísio de Freitas

Igor Cardim – Da CBN Rede 

O senador Flávio Bolsonaro (PL) se mantém na segunda posição em todos os cenários avaliados pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11), com índices que variam entre 29% e 33%, se consolidando como o principal nome da oposição.

O levamento mostra que o presidente Lula (PT) se mantém na liderança em todos os cenários de primeiro turno testados para a eleição presidencial de 2026, com as intenções de voto que variam entre 35% e 39% nos sete cenários observados – o que representa uma estabilidade sobre os adversários em relação à rodada anterior, quando tinha de 35% a 40%.

Foi a primeira pesquisa de intenção de voto em que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não aparece como uma das opções, no levantamento estimulado.

Nos cenários em que aparecem os pré-candidatos do PSD, o governador Ratinho Júnior, do Paraná, é o que pontua melhor. Ele tem entre 7% e 8% das intenções de voto, mantendo o índice semelhante ao levantamento anterior. Enquanto os cenários com os governadores Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Eduardo Leite (PSD) apontam um empate com 4% da intenções, com Lula na liderança e Flávio em segundo.

Segundo turno

O presidente Lula (PT) mantém liderança em todos os cenários de 2º turnos pesquisados pela Genial/Quaest. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (11). Os dados mostram, porém, que a vantagem diminuiu em uma eventual disputa com o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Veja os cenários:

Lula (PT) x Flávio Bolsonaro (PL)

Lula: 43% (eram 45%)
Flávio: 38% (eram 38%)
Indecisos: 2% (eram 2%)
Branco/nulo/não vai votar: 17% (eram 15%).
Lula (PT) x Ratinho Júnior (PSD)

Lula: 43% (eram 43%)
Ratinho: 35% (eram 36%)
Indecisos: 3% (eram 4%);
Branco/nulo/não vai votar: 19% (eram 17%).
Lula (PT) x Ronaldo Caiado (PSD)

Lula: 42% (eram 44%)
Caiado: 32% (eram 33%)
Indecisos: 4% (eram 4%);
Branco/nulo/não vai votar: 22% (eram 19%).
Lula (PT) x Romeu Zema (Novo)

Lula: 43% (eram 46%)
Zema: 32% (eram 31%)
Indecisos: 4% (eram 4%);
Branco/nulo/não vai votar: 21% (eram 19%).
Lula (PT) x Eduardo Leite (PSD)

Lula: 42% (eram 41% em novembro)
Leite: 28% (eram 28% em novembro)
Indecisos: 4% (eram 4%);
Branco/nulo/não vai votar: 26% (eram 27%).

Avaliação do governo Lula

Na avaliação de governo, os índices permanecem estáveis, com 49% de desaprovação e 45% de aprovação, oscilando dentro da margem de erro. A pesquisa também aponta que a mudança na tabela do Imposto de Renda não gerou impacto positivo relevante na percepção do governo entre os eleitores.

Já no recorte religioso, houve melhora na avaliação do governo entre os evangélicos, enquanto entre os católicos foi registrada piora na percepção do desempenho presidencial.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00249/2026. Foi realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro. Foram feitas 2.004 entrevistas presenciais, com brasileiros de 16 anos ou mais.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error