O plenário da Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, na manhã desta terça-feira (10), o pedido de abertura de uma Comissão Processante contra o vereador afastado Chico 2000 (PL). Por 15 votos contrários e apenas sete favoráveis, os parlamentares decidiram arquivar o requerimento que poderia resultar na cassação do mandato do colega.
O pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar foi protocolado pelo ex-juiz federal Julier Sebastião (PT) e pelo jornalista Juliano Enamoto. Os autores argumentavam que o envolvimento de Chico 2000 em esquemas de corrupção, somado aos seus recorrentes afastamentos judiciais, tornava insustentável sua permanência no cargo.
Operação Gorjeta
Chico 2000 foi alvo recentemente da Operação Gorjeta, deflagrada pela Polícia Civil para apurar o desvio de mais de R$ 600 mil dos cofres públicos. Segundo as investigações, o vereador direcionava emendas parlamentares para um instituto e uma empresa específica, que posteriormente “devolviam” parte do dinheiro ao político.
Atualmente, Chico está proibido de frequentar a Câmara e a Secretaria Municipal de Esportes, além de ter tido R$ 676 mil bloqueados e bens sequestrados, como veículos e até uma embarcação.
Votação e histórico
A presidente da Casa, Paula Calil (PL), não votou por rito regimental, mas manifestou publicamente ser favorável à abertura da investigação. No entanto, a maioria dos vereadores optou por manter o arquivamento (veja a lista de votos abaixo).
Este é o segundo revés judicial de Chico 2000 em menos de um ano. Em abril de 2025, ele já havia sido afastado na Operação Perfídia, que investigou cobrança de propina de empreiteiras nas obras da Avenida Contorno Leste.
Veja votação:
Voto
Dilemário Alencar SIM
Katiuscia Manteli SIM
Maysa Leão SIM
Michelly Alencar SIM
Rafael Ranalli SIM
Samantha Iris SIM
Tenente-coronel Dias SIM
Adevair Cabral NÃO
Alex Rodrigues NÃO
Baixinha Giraldelli NÃO
Daniel Monteiro NÃO
Demilson Nogueira NÃO
Dídimo Vovô NÃO
Ilde Taques NÃO
Jeferson Siqueira NÃO
Kássio Coelho NÃO
Marcrean Santos NÃO
Marcus Brito Jr. NÃO
Maria Avalone NÃO
Mário Nadaf NÃO
Sargento Joelson NÃO
Wilson Kero Kero NÃO
Dra. Mara Abstenção
Cezinha Nascimento Ausente
Eduardo Magalhães Ausente
