domingo, 25 de janeiro de 2026
InícioCidadesDois ex-servidores são presos por fraude na Prefeitura de Cuiabá; um segue...
OPERAÇÃO DÈJA VÚ

Dois ex-servidores são presos por fraude na Prefeitura de Cuiabá; um segue foragido

Eles também são investigados por corrupção e associação criminosa

Dois ex-servidores públicos de Cuiabá foram presos na manhã desta terça-feira (20) durante a Operação Déjà Vu, deflagrada pela Polícia Civil para apurar a inserção de dados falsos nos sistemas da Procuradoria-Geral do Município. Eles também são investigados por corrupção e associação criminosa. Um terceiro alvo está foragido.

A ação é conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que cumpre três mandados de prisão, 12 de busca e apreensão, nove medidas cautelares diversas, além do afastamento de três servidores do serviço público. Também foi determinado o sequestro de bens que somam quase R$ 500 mil.

Foram presos Adriano Henrique Escame de Oliveira e Matheus Henrique do Nascimento Pereira. Os demais investigados foram alvos apenas das medidas de busca. Um terceiro suspeito está foragido.

As investigações tiveram início em abril de 2025, a partir de uma notícia de fato encaminhada à Polícia Civil no fim do primeiro trimestre do ano. No curso do inquérito, a polícia representou por medidas para evitar a destruição de provas, garantir a instrução processual e assegurar eventual ressarcimento aos cofres públicos.

Segundo a apuração, o grupo é suspeito de utilizar indevidamente credenciais de acesso, como logins e senhas, além de rotinas internas do órgão, para realizar lançamentos e cancelamentos irregulares em sistemas administrativos, com possível impacto na arrecadação municipal.

Também são investigados indícios de recebimento de vantagem indevida, possivelmente relacionada a supostas intermediações e “serviços” para alteração de registros oficiais.

As ordens judiciais têm como objetivo a coleta, preservação e análise de provas, especialmente dispositivos eletrônicos e registros digitais considerados relevantes para o esclarecimento dos fatos.

O nome da operação faz referência à repetição de padrões identificados durante a investigação, envolvendo lançamentos e cancelamentos com características semelhantes, que indicam recorrência e demandam aprofundamento técnico e rastreabilidade digital.

Outros alvos:

Carolina Taques Miranda Pinheiro – advogada
Denner Bezerra de Oliveira – ex-servidor
Pedro Otávio Campos
Rafael Figueiredo Martins da Silva
Diego Henrique Aguiar Couto
Orlando Rodrigues da Silva
Wilson Luiz da Costa Marques
Idelfonso Nilo da Silva Neto – assessor parlamentar

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error