Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, naturais de Mato Grosso, morreram nesta quinta-feira (8), após uma cirurgia de separação realizada no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), em Goiânia. Os bebês eram unidos pela região do quadril e estavam internados desde o nascimento.
De acordo com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento precisou ser antecipado após Marcos sofrer quatro paradas cardíacas. Ele não resistiu, o que agravou o quadro clínico e levou à realização da cirurgia de emergência. Após a separação, Mateus foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas também sofreu uma parada cardíaca e morreu.
Os gêmeos nasceram na terça-feira (6), com 34 semanas de gestação. A mãe, Raylane Siqueira de Oliveira, fez todo o acompanhamento pré-natal no Hemu. Ela e o pai, Maycon Alex Rodrigues, moram no município de Canarana.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a direção do hospital lamentaram as mortes e informaram que todas as medidas médicas possíveis foram adotadas para tentar preservar a vida dos recém-nascidos.
