quinta-feira, 11 de setembro de 2025
InícioDestaque PrincipalSamantha nega questão de gênero; Janaina ironiza falas de Abilio
ALIANÇA MDB E PL

Samantha nega questão de gênero; Janaina ironiza falas de Abilio

Deputada aponta tratamento seletivo do prefeito; vereadora rebate e diz que embate é por coerência ideológica

ANA MOURA – DA REDAÇÃO 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) e a vereadora de Cuiabá Samantha Iris (PL), esposa do prefeito Abílio Brunini (PL), protagonizaram uma troca de indiretas que evidencia o clima de tensão entre MDB e PL em meio articulações para as eleições de 2026.

Enquanto Janaina questiona a razão de ser o principal alvo de “ataques” políticos de membros do PL, Samantha nega motivação de gênero e diz que o debate é sobre coerência ideológica dentro da direita.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Janaina reagiu às falas de Abílio que, no último domingo (7), se posicionou contra uma possível aliança com o MDB, partido da deputada.
Embora o prefeito não tenha citado nomes, o discurso foi interpretado como um recado direto à parlamentar, que é pré-candidata ao Senado.

“Se não é uma questão de gênero, porque ele disse que não era, por que os ataques a mim e não ao governador Mauro Mendes, que também manifestou apoio a decisões do ministro Alexandre de Moraes?”, questionou Janaina.

Samantha minimizou o “fator gênero” na discussão e disse que a crítica de membros do PL se dá pela tentativa de preservar a identidade ideológica da direita em Mato Grosso.
“Não é uma questão de gênero, é uma questão de posicionamento. A gente precisa tomar cuidado com quem tenta se aproximar da direita apenas por conveniência eleitoral”, afirmou.Ela ainda criticou o que classificou como “defesa seletiva” das mulheres na política, relembrando ataques machistas sofridos por ela em grupos de vereadores, que segundo ela, não geraram indignação pública.

Nos bastidores, a movimentação indica que o PL em Mato Grosso tenta evitar uma aproximação com partidos do centrão, como o MDB, enquanto Janaina busca ampliar seu espaço dentro do espectro da direita, mirando uma das duas vagas ao Senado.
Com a disputa eleitoral ainda distante, mas a pré-campanha cada vez mais acirrada, o episódio expõe a dificuldade de unir o campo conservador em torno de candidaturas majoritárias — especialmente quando os embates passam da ideologia para o campo pessoal.

Veja vídeo: 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se
Error