sexta-feira, 15 de maio de 2026
InícioCidadesOperação mira facção que extorquia comerciantes em Rondonópolis
PODER PARALELO

Operação mira facção que extorquia comerciantes em Rondonópolis

Investigações da Derf descobriram integrantes de uma célula da facção instalada no bairro Bom Pastor

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07), a Operação Continuum para desarticular uma célula de uma facção criminosa que atuava no bairro Bom Pastor, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá). A ação visa combater crimes de tráfico de drogas, extorsão contra comerciantes locais e exploração de jogos de azar.

Ao todo, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, todos expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias de Cuiabá. A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, é um desdobramento da Operação Impetus, realizada em maio de 2025.

Segundo a delegada Anna Paula Marien, o grupo exercia um controle rigoroso sobre o comércio da região, exigindo pagamentos dos estabelecimentos. “Quando uma facção cobra valores de comerciantes, estamos diante de uma tentativa clara de substituição do Estado e imposição de domínio territorial por meio do medo”, destacou a delegada.

Além da extorsão, os criminosos gerenciavam a distribuição de máquinas de jogos de azar e mantinham planilhas detalhadas sobre o lucro da atividade ilícita. A operação faz parte do planejamento estratégico “Pharus” e do programa “Tolerância Zero”, que busca sufocar as estruturas financeiras das organizações criminosas em todo o estado de Mato Grosso em 2026.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error