THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades anunciou que Mato Grosso será contemplado com 1.500 unidades habitacionais no novo ciclo de contratações do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
A informação foi divulgada durante entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá na manhã desta segunda-feira (23). Segundo o secretário, as propostas podem ser enviadas pelas unidades da Federação, municípios e construtoras por meio do site da Caixa Econômica Federal: https://atenderhabitacao.caixa.gov.br.
Cuiabá poderá apresentar proposta para até mil dessas unidades. No entanto, até o momento, a prefeitura da Capital, sob gestão de Abilio Brunini (PL), ainda não apresentou nenhum projeto.
“Não tivemos nenhuma procura aqui na Secretaria para debater qualquer iniciativa. Mas estamos à disposição para, com tranquilidade e diálogo, sair do nível da polêmica e ir para o nível dos investimentos e da parceria federativa. As pessoas não podem esperar os debates se resolverem, elas precisam que as casas cheguem logo”, afirmou o secretário.
O ciclo atual de contratações segue aberto até 28 de agosto de 2026, ou até que as metas regionais sejam atingidas.
Ao todo, o programa prevê a contratação de 110 mil novas moradias urbanas: 100 mil destinadas a famílias inscritas no cadastro habitacional dos municípios e 10 mil reservadas para casos específicos, como regiões afetadas por obras públicas federais ou situações de emergência e calamidade.
Assista a entrevista na íntegra: