quinta-feira, 18 de julho de 2024
InícioCidadesOnda de calor se estende até sábado e deve atingir 45 municípios...
ALERTA DE "GRANDE PERIGO"

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir 45 municípios de MT

A atualização do alerta foi emitida nesta quinta-feira (2), com base na previsão do Inmet

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último fim de semana deve se estender até o próximo sábado (4).
A atualização do alerta foi emitida nesta quinta-feira (2), com base na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com o alerta estendido, a onda de calor recebe a classificação de “grande perigo”, considerando a previsão de que as temperaturas atinjam 5ºC acima da média do período por mais de cinco dias consecutivos.

O alerta é válido para as regiões centro-sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso, abrangendo 45 municípios (veja no final da matéria).

Nesse período, é recomendado que se evite a prática esportiva ao ar livre sem proteção adequada e a exposição ao sol durante os horários de maior intensidade, das 9h30 às 16h30.

Além disso, é fundamental a hidratação, por meio do consumo de alimentos leves e ingestão de água a cada duas horas, ainda que não esteja com sede.

Confira outras dicas para enfrentar a onda de calor:

  • Não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados;
  • Mantenha sua casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar-condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes;
  • Garanta que as conexões elétricas sejam seguras;
  • Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
Atenção à sua saúde! Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça. Se você possui alguma doença crônica e faz uso contínuo de medicamentos, consulte seu médico.

Abaixo, confira os municípios abrangidos pelo alerta de onda de calor:

Acorizal,  Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoréo, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se