segunda-feira, 27 de maio de 2024
InícioCidadesCapital registra alta de 35% no setor da economia criativa em 2024
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Capital registra alta de 35% no setor da economia criativa em 2024

identidade cuiabana gera emprego, renda e impulsiona a economia local, por meio dos grupos tradicionais e contemporâneos

Cuiabá registrou um aumento de 35% do número de empreendimentos que atuam na economia criativa, conforme aponta pesquisa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Pequenas e Média Empresas em Mato Grosso).

A quantidade de registros de empreendimentos da atividade criativa no município saiu de 121 em 2023, para 164 neste ano.

O setor da Economia Criativa é formado por 43 CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e, em 2024, já representa 2% dos pequenos negócios da Capital.

Conforme o gerente regional do Sebrae/MT em Cuiabá, Charles Padilha, a representação de setor de criação na economia pode ser ainda maior, já que ainda não é possível mensurar o real o peso dessas atividades.

Seja nos quintais cuiabanos, nos palcos de espetáculos nacionais e internacionais, a tradição e a identidade cuiabana gera emprego, renda e impulsiona a economia local, por meio dos grupos tradicionais e contemporâneos.

Além do setor artístico, Cuiabá tem forte influência na produção de artesanatos, vestimentas e a gastronomia, que também refletem em fontes de renda para os pequenos negócios locais.

O gestor estadual da Economia Criativa do Sebrae/MT, Felipo Abreu citou que o desenvolvimento da economia da cidade conta com uma significativa contribuição dessas manifestações culturais.

Nos quintais de cururu e siriri, por exemplo, a dança, a música e as apresentações envolvem muitos agentes da economia criativa.

Isso vai desde a confecção do figurino pelas costureiras à produção dos instrumentos tradicionais.

Ou seja, eu tenho uma série de empreendimentos criativos diretamente vinculados a manifestação cultural da cidade.

Além disso, a atividade criativa também movimenta outros negócios, como alimentos e bebidas, prestadores de serviços de som e iluminação, imagens, dentre outros agentes.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se