sexta-feira, 1 de março de 2024
InícioCidadesPortão do Inferno terá cortina de contenção; Sinfra avalia construção de túnel
DESLIZAMENTOS E INTERDIÇÕES

Portão do Inferno terá cortina de contenção; Sinfra avalia construção de túnel

Material ainda não foi instalado, porque em Mato Grosso não há profissionais com capacitação para realizar o procedimento

CAMILA RIBEIRO – DA REDAÇÃO

O Governo do Estado afirmou que adquiriu um material para fazer uma cortina de contenção e evitar os deslizamentos de terra na região do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães.

O trecho voltou a sofrer interdições na manhã desta segunda-feira (26), após chuvas intensas na região. Uma vistoria apontou que o solo ficou encharcado, tornando perigoso o trânsito de veículos.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o material ainda não foi instalado, porque em Mato Grosso não há profissionais com capacitação para realizar o procedimento.

Está sendo viabilizada a contração de uma equipe de fora (São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais).

Ainda segundo a Sinfra, equipe da secretaria, da Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Estadual estão fazendo o monitoramento do trecho de forma permanente.

Construção de túnel

A longo prazo, também está sendo realizada a contratação de uma empresa que fará o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações do local.

Segundo apurou a reportagem, o túnel irá tirar a Estrada de Chapada do Portão Inferno, saindo um pouco depois da Salgadeira, chegando nas proximidades da Casa do Mel, que fica no km 55 da via.

Medidas já adotadas

Ainda segundo a SInfra, também foram tomadas as seguintes medidas:

  • Instalação de câmeras, pluviômetros e sinalização no trecho do Portão do Inferno, e de letreiro luminoso na saída de Chapada dos Guimarães e na rotatória do Manso, informando a situação da pista;

  • Monitoramento 24 horas pelo Ciosp e postos de orientação da Polícia Rodoviária Estadual;

  • Proibição total de tráfego de veículos pesados e, quando possível, sistema pare e siga para carros e vans de até 16 passageiros, controlado pela PRE em cerca de 1,5 km antes do trecho do Portão do Inferno;

  • O local ainda passou por poda de árvores e limpeza da pista.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se