domingo, 28 de abril de 2024
InícioCidadesPF faz operação contra comercialização ilegal de diamantes e prende falso comendador
"VIA ADAMAS"

PF faz operação contra comercialização ilegal de diamantes e prende falso comendador

Prisão de casal em MT deu origem à investigação; mandados foram expedidos pela Justiça de Cáceres

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação Via Adamas, que visa combater a comercialização de diamantes que eram extraídos ilegalmente de Rondônia e eram enviados a São Paulo.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres,  nas cidades de Cacoal (RO), Tupaciguara (MG), Ituiutaba (MG), Patos de Minas (MG), Sorocaba (SP).

As investigações tiveram início com a prisão de um casal pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Pontes e Lacerda, em agosto de 2021.

Na ocasião um casal foi flagrado com 23 pedras de diamantes compradas em Cacoal (RO).

Esse mesmo investigado foi novamente preso em outubro do ano passado com uma carga de alexandrita avaliada em mais de 128 milhões em Juiz de Fora (MG).

As investigações mostraram que o esquema era comandado por uma associação criminosa atuante no estado de Minas Gerais que intermediava a compra e venda de pedras preciosas extraídas no norte do País, atravessando pelo estado de Mato Grosso com destino à região sudeste.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do investigado suspeito de ser o destinatário dos diamantes ilegalmente comercializado foi realizada uma prisão em flagrante.

Foram encontrados documentos de identidade e carteira de couro com o brasão da República Federativa do Brasil em nome do investigado com os dizeres “ordem do mérito cívico e cultural – comendador”.

Dessa forma foi caracterizado o crime de falsificar ou fazer uso indevido de sinal identificador de entidade da Administração Pública, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa.

Durante as buscas em Tupaciguara (MG), foram encontradas 12 pedras na cor verde que passarão por perícia para verificar se realmente se tratam de pedras preciosas.

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se