Consumidores em Cuiabá estão planejando gastar, em média, R$ 393,32 com os presentes para o Dia das Mães.
A data, que é celebrada no segundo domingo de maio, é considerada a segunda melhor em termos de faturamento do ano para o Comércio.
Uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital aponta que as vendas devem continuar em ascensão, seguindo a tendência dos últimos dois anos.
Os dados foram coletados entre os dias 29 de março e 03 de abril, com 250 potenciais clientes que costumam comprar nos principais eixos comerciais da cidade.
Segundo o levantamento, 89,6% das pessoas entrevistadas irão presentear no Dia das Mães e o fator que mais influencia a decisão de compra, com 71%, é o desejo da mãe em receber o presente.
Esses dados reforçam a relevância afetiva e comercial da data para o varejo brasileiro, especialmente para o comércio da região de Cuiabá.
Produtos
O levantamento mostrou, ainda, a preferencia dos consumidores na hora de realizar a compra.
São eles: Cosméticos e beleza (31,3%); Vestuário e acessórios de moda (20,3%); Calçados (13,2%); Cestas de café da manhã, chocolates e outros (11,6%); Móveis e Eletrodomésticos (5,2%); Almoço/jantar fora (restaurantes e afins) (4,8%); Joias/Relógios (4,5%).
Neste ano, 28,2% dos entrevistados falaram que comprarão dois ou mais presentes.
Os principais locais de compras serão as lojas do centro da cidade (36,6%) seguido por Shopping Centers (22,8%); Lojas próximas aos bairros onde moram (16,5%); Vendedores avulsos – Porta a Porta – Conhecidos (7,5%) e Internet (7,1%) e outros (9,5%).
Pagamento
Também de acordo com a pesquisa, entre as formas de pagamento mais utilizadas, destacam-se o dinheiro, correspondente a 32,2%, seguido pelo cartão de débito, com 27,9%, e pelo cartão de crédito, com 27,5%.
Em menor proporção, aparecem o crediário, com 6,8%, o PIX, com 5,2%, e o boleto, com 0,4%.
A pesquisa também mostrou que muitos consumidores ainda não começaram a pesquisar o presente para o Dia das Mães, sendo 84,8% nessa situação.
No entanto, é importante destacar que ainda há tempo suficiente para planejar as compras e estratégias de venda, uma vez que 86,3% desses consumidores pretendem realizar a pesquisa na semana ou na véspera da data.
Expectativa de crescimento
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo de Inteligência, Fábio Granja, quando se compara as informações obtidas na pesquisa deste ano com o ano anterior, a estimativa de crescimento é de 7,2% em 2023.
“Na comparação com o ano passado, o estudo apresenta um ticket médio estável, porém com um número de pessoas 13,4% acima e uma quantidade de presentes 9,7% também superior. Cruzando as informações e deduzindo a inflação, chegamos a um cenário de otimismo com oportunidade de crescimento médio superior a 7% na grande Cuiabá”, afirma ele.
Granja explica ainda, que neste ano a instituição tem inovado na forma de repassar as informações para empresários e associados.
“Nosso foco é contribuir ainda mais com o empresário, ajudando a gerar estratégias assertivas de comunicação e marketing para que possa aumentar ainda mais as suas vendas, com material exclusivo que revela o perfil deste consumidor que irá as compras”, pontuou ele.