segunda-feira, 14 de outubro de 2024
InícioCidadesSaúde de Cuiabá alerta para prevenção contra raiva humana após morte de...
RISCO DE INFECÇÃO

Saúde de Cuiabá alerta para prevenção contra raiva humana após morte de cachorro

Pessoas que tiveram contato com o animal em março e abril deste ano podem ter sido contaminadas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância, deu um alerta para a necessidade de prevenção contra a raiva humana, após a morte de um cachorro na Capital.

O animal foi diagnosticado positivo para a doença.

Segundo a gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt, o animal foi encontrado no pátio externo na unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ no dia 27 de abril.

Ele foi acolhido e morreu no dia 4 de maio. O laudo laboratorial, que ficou pronto em 14 de junho, indicou teste positivo para raiva.

A Vigilância em Saúde orienta que a pessoa que teve contato com o animal compareça com a máxima urgência a Vigilância Epidemiológica do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, para que seja avaliada e orientada.

“Precisamos que o dono do animal e outras pessoas que tiveram contato com o cachorro nos meses de março e abril deste ano compareçam a Vigilância Epidemiológica do HMC o quanto antes para receber o soro antirrábico”, alertou Moema.

“Nosso chamamento é urgente, pois as pessoas podem ter sido infectadas e é imprescindível que elas recebam o soro o mais rápido possível, para evitar que a doença se manifeste”, emendou.

Raiva Humana

A raiva humana, também chamada de hidrofobia, é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central (SNC) e pode levar o portador à morte, em 5 a 7 dias após a manifestação dos sintomas.

Contato da Vigilância Epidemiológica do HMC 65- 3318 4840.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se