Com a alta dos casos relativos à Covid-19 e o surto de Influenza em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) reforçou a proibição a festas de Carnaval na Capital, tanto públicas quanto privadas.
Em evento na manhã de segunda-feira (10), o gestor lembrou que a Capital já publicou o decreto nº 8.831/2021 que prevê a proibição. “Os eventos privados não são um costume em Cuiabá, mas eu me preocupei em suspender, pois o setor de eventos está muito penalizado”, justificou o gestor.
A decisão do Chefe do Executivo Municipal, publicada no dia 01 de dezembro do ano passado, colocou Cuiabá no topo da lista entre as primeiras capitais brasileiras a cancelar as festividades, ficando atrás apenas de Fortaleza (CE).
O prefeito salientou que o setor produtivo de eventos foi umas das classes mais prejudicadas economicamente desde a chegada da crise sanitária ao município e ponderou que sua deliberação serve de alerta aos empresários da categoria, possibilitando assim que tenham tempo hábil para se reorganizarem, evitando prejuízos maiores.
Pinheiro não descartou a possibilidade de editar novas normativas, caso necessário. Contudo, reforçou que as determinações dependerão exclusivamente da curva comportamental das doenças virais.
Dados oficiais
Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta sexta-feira (7), Cuiabá contabilizou 52 casos confirmados de Influenza; quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B, nove por Covid-19; um por human metapneumovirus, um por vírus sincicial, um por parainfluenza e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-19.
Neste último caso, trata-se de uma mulher de 34 anos, que ficou internada em hospital particular e já recebeu alta.