Carlina Rabelo Leite Jacob deixou a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que o engenheiro agrônomo e advogado Aluízio Leite irá comandará a pasta.
O anúncio na mudança de staff foi feito nesta segunda-feira (13). O novo gestor terá como atribuições o fomento e a interlocução com os seguimentos atingidos durante a pandemia da Covid-19. A nomeação será feita na Gazeta Municipal de terça-feira (14).
Por quase dez meses à frente da pasta, Carlina Rabelo Leite Jacob atuou na revitalização do centro histórico (Beco do Candeeiro), impulsionou o diálogo com o meio cultural e fomentou a realização de campeonatos esportivos.
“Carlina é uma grande amiga. Uma produtora cultural reconhecida e que desempenhou com afinco e transparência o gerenciamento das ações culturais e esportivas em nossa cidade”, disse Emanuel ao citar que a ex-secretária havia se comprometido a desenvolver as atividades até dezembro de 2021.
O novo secretário de Cultura, Aluízio Leite, que possui ampla bagagem na gestão pública e já atuou nas esfera municipal e estadual, asseverou que manterá as premissas da gestão Pinheiro.
“A cultura é transformadora, a cultura emprega, uma sociedade não se constrói sem cultura e sem as artes. A gestão tem sensibilidade política e social, daí o compromisso de estar cada vez mais perto das pessoas”, ponderou.
Perfil
Natural de Corumbá (MS), Aluízio tem três filhos. Pós-graduado em Direito Agroambiental, é doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé (Argentina). Em 2020, atuou como parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá pelo Partido Verde (PV).
Já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi Delegado Federal Substituto do Ministério da Educação em Mato Grosso e diretor de Administração Geral do Ministério da Educação de Mato Grosso.
Desenvolveu a função de secretário adjunto de Meio Ambiente e diretor de Gerenciamento do Município de Cuiabá. Também já foi presidente Especial do Setor de Projetos, Convênios e Prestação de Contas. No Governo do Estado de Mato Grosso, atuou junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente na função de secretário Adjunto de Mudanças Climáticas.
Também foi secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e diretor da Escola do Legislativo, superintende Executivo da Presidência – Assembleia Legislativa de Mato Grosso e exerce a vice-presidência da Fundação Verde Herbert Daniel.