sábado, 13 de julho de 2024
InícioCidadesApós decisão judicial, aulas presenciais em Cuiabá são retomadas nesta segunda
SISTEMA HÍBRIDO

Após decisão judicial, aulas presenciais em Cuiabá são retomadas nesta segunda

O retorno atende a uma decisão da juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude

As aulas na rede pública municipal de ensino de Cuiabá serão retomadas nesta segunda-feira (27), a partir das 7h. As atividades acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala).

As aulas estavam sendo realizadas de forma retomada desde março do ano passado, em função da pandemia da Covid-19.

O retorno atende a uma decisão da juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) chegou a questionar o retorno, sob alegação de que seria necessário aguardar a completa imunização dos profissionais da Educação.

No entanto, a volta foi definida após uma audiência de conciliação entre o Município e o Ministério Público Estadual – de quem partiu o pedido para o retorno.

Aulas

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais.

Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária.

A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis.

“As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido.

A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%.

As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se