O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou ser contra a realização de festas em alusão ao Réveillon por parte das prefeituras de Mato Grosso.
Para tanto, lembrou que no início da pandemia da Covid-19 no Brasil coincidiu com os festejos do Carnaval de 2020.
“Não recomendo [as celebrações], porque contraria as recomendações da ciência. Todos os secretários de Estado do país estão unânimes em dizer que devemos evitar as aglomerações dessa natureza”, argumentou.
“A pandemia no Brasil se disseminou muito mais quando teve o Carnaval no Rio de Janeiro, em Salvador. E isso aprofundou o cenário. Então, a recomendação é que se evite”, emendou o secretário.
De todo modo, Gilberto reiterou que o Estado não irá baixar decretos impondo quaisquer tipos de medidas.
A responsabilidade, conforme ele, cabe aos gestores municípios com base nos dados epidemiológicos de suas cidades.
“De acordo com os indicadores epidemiológicos, os gestores têm autoridade para tomar as decisões em seus territórios. Por isso que o governo do Estado não está pensando em adotar uma medida com rigidez a nível estadual. Primeiro, porque estamos em um momento pandêmico menos desconfortável e cada gestor tem responsabilidade pelas decisões que tomar”, disse.
“Minha recomendação, enquanto for secretário, é que se evite esse tipo de evento. Não estamos ainda fora da pandemia. Acho que é o momento de os gestores terem coragem de tomar as decisões em seus territórios. Não precisam ficar jogando isso no colo do Estado”, concluiu.