sexta-feira, 28 de agosto de 2026
InícioCidadesCasas com energia solar e piscinas são demolidas em área de ocupação...
GRILO CHIQUE

Casas com energia solar e piscinas são demolidas em área de ocupação irregular em Cuiabá

Prefeitura afirma que estruturas estavam desocupadas e foram construídas em área pública e de preservação permanente; nenhum morador foi retirado de imóvel habitado

Casas equipadas com painéis de energia solar, piscinas personalizadas e veículos de alto valor foram encontradas durante uma ação de desocupação realizada nessa quinta-feira (27), no bairro Vale do Sonho, em Cuiabá. Fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) também localizaram um iPhone 17 entre os objetos encontrados na área.

A operação foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá, com apoio da Polícia Militar, equipes de fiscalização e Energisa, e terminou com a demolição de cerca de oito estruturas no Loteamento Residencial Ilza Terezinha Picoli Pagot e no entorno.

A ação ocorreu após determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e recomendação do Ministério Público Estadual (MPMT).

Conforme apurado pela reportagem, os veículos e aparelhos celulares encontrados estavam vinculados a pessoas que se apresentavam como proprietárias dos imóveis e terrenos ocupados. Entre os bens localizados estavam um Corolla Cross, um Corolla e um iPhone 17.

Em algumas das estruturas, os fiscais encontraram sistemas de geração de energia solar e piscinas com iniciais personalizadas. A presença dos bens chamou a atenção das equipes porque, segundo a Prefeitura, parte das pessoas que alegavam ser proprietárias dos locais não se enquadraria no perfil de vulnerabilidade utilizado como justificativa para a ocupação da área.

Área pública e de preservação

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, as construções estavam sendo erguidas em área pública do município e em uma região protegida ambientalmente.

A Defesa Civil considera o local uma área de risco devido à presença de nascentes, solo arenoso, possibilidade de erosões e histórico de alagamentos. O município também classifica a região como Área de Preservação Permanente (APP), o que impediria a regularização fundiária das construções.

A avaliação realizada durante a operação apontou ainda que a maior parte das estruturas demolidas não estaria ocupada por famílias em situação de vulnerabilidade.

Nenhuma família foi retirada

De acordo com a Prefeitura, nenhuma família foi retirada de uma residência habitada durante a ação. O município informou que as estruturas demolidas estavam desocupadas e que as equipes haviam constatado a ausência de moradores nos imóveis.

O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que a operação foi realizada para cumprir as determinações judiciais e reforçou que a administração municipal não apoia novas ocupações irregulares em Cuiabá.

A Prefeitura informou que a fiscalização e as ações para impedir novas ocupações na região devem continuar.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error