O delegado Vitor Hugo Teixeira deixou o comando da Secretaria de Estado de Justiça (Seju) nesta quarta-feira (11). Responsável pela pasta desde a sua recriação, em janeiro de 2025, o delegado solicitou a saída do cargo após um período marcado pela ampliação do número de vagas no sistema prisional e pela reestruturação da secretaria. O Governo do Estado agradeceu a dedicação do profissional durante o exercício da função.
Para assumir o comando da Justiça, foi anunciado o nome do também delegado Valter Furtado, que atualmente ocupava o cargo de adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A nomeação oficial de Furtado deve ocorrer no próximo dia 18 de fevereiro, logo após o feriado de Carnaval, quando ele passará a gerir as políticas penais e de cidadania do Estado.
O novo secretário possui uma trajetória consolidada na Segurança Pública, tendo ingressado na Polícia Civil em 2007. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Direito Penal e Gestão de Segurança Pública, Valter Furtado atuou em delegacias do interior, como Brasnorte e Sapezal, e na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) na Capital.
Além da atuação em solo, o novo titular da Seju possui vasta experiência no setor aéreo da segurança. Ele atuou como supervisor geral no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde se destacou como comandante de helicóptero, instrutor de voo e checador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
