domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioCidadesCuiabá inaugura Centro Amar para atendimento de estudantes com autismo e neurodiversidades
INCLUSÃO

Cuiabá inaugura Centro Amar para atendimento de estudantes com autismo e neurodiversidades

A unidade foi estruturada para oferecer avaliações e acompanhamento pedagógico especializado, com atuação de equipe multiprofissional

O Centro Amar, voltado ao atendimento especializado de estudantes com autismo e outras neurodiversidades da rede municipal de ensino, será inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (2), às 16h, em Cuiabá.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o espaço passa a integrar as políticas públicas de inclusão e fortalecimento da educação especial na Capital.

A unidade foi estruturada para oferecer avaliações e acompanhamento pedagógico especializado, com atuação de equipe multiprofissional.

O Centro conta com salas de psicomotricidade, atendimento psicológico, fonoaudiologia, psicopedagogia, sala neurossensorial, além de área externa com parquinho, garantindo um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento educacional quanto para o acolhimento das famílias.

O atendimento no Centro Amar é direcionado a estudantes da rede municipal encaminhados pelas próprias unidades escolares. Inicialmente, os alunos passam por uma pré-avaliação realizada pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Em seguida, os casos são analisados pela Coordenação de Educação Especial e, quando indicados, submetidos a avaliações multidisciplinares no Centro.

As avaliações consideram as singularidades de cada estudante e o contexto escolar, com observações, aplicação de instrumentos educacionais e análise pedagógica. A partir desse processo, é elaborado um relatório que pode subsidiar a solicitação de cuidador, a elaboração ou adequação do Plano Educacional Individualizado (PEI), além da definição de atendimentos em salas multifuncionais, salas de intervenção pedagógica ou acompanhamento contínuo na rede municipal.

O Centro Amar iniciou suas atividades de forma experimental em outubro do ano passado, por meio de um projeto piloto que atendeu cerca de 80 alunos de escolas da região. Para este ano, a proposta é ampliar gradativamente o atendimento, mantendo o caráter individualizado do serviço, com capacidade média de 12 a 13 estudantes por turno, conforme critérios técnicos e pedagógicos.

Na manhã do último sábado (31), o prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris estiveram no local para acompanhar os ajustes finais da estrutura antes da inauguração oficial.

Samantha destacou que o espaço também poderá receber, futuramente, atividades voltadas às mães e responsáveis que acompanham as crianças durante os atendimentos, fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error