terça-feira, 27 de janeiro de 2026
InícioDestaque PrincipalEmpresário e servidores da Câmara são alvos de operação que afastou Chico...
ESQUEMA NA CÂMARA

Empresário e servidores da Câmara são alvos de operação que afastou Chico 2000

Grupo é acusado de desviar emendas parlamentares para instituto e empresa de uniformes

O empresário João Nery Chiroli (Chiroli Uniformes) e os servidores da Câmara de Cuiabá, Rubens Vuolo Junior e Alex Jones Silva (Instituto Brasil Central) foram alvos da Operação Gorjeta, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), nesta terça-feira (27). Eles são investigados por participar de um esquema de direcionamento de emendas parlamentares que abasteceria o vereador Chico 2000 (PL).

Além deles, Joacyr Conceição Silva, que é assessor do vereador Mário Nadaf, Alex Jony Silva e Magali Gayba Felismirni Chiroli. O vereador Chico 2000, Rubens e Joacyr foram afastados do cargo.

Chico 2000, que também foi alvo de busca e teve o mandato suspenso, já havia sido afastado anteriormente sob acusação de receber R$ 250 mil em propina na Operação Perfídia, além de responder por crimes eleitorais na Operação Rescaldo. Esta é a terceira vez que o parlamentar perde o cargo por decisão judicial em menos de um ano.

Bloqueios e cautelares

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 676.042,32 das contas dos envolvidos, além do sequestro de sete veículos, quatro imóveis e uma embarcação. Os servidores estão suspensos das funções e todos os investigados proibidos de acessar as dependências da Câmara e da Secretaria de Esportes, devendo ainda entregar os passaportes.

Outro lado

Em nota, a Câmara Municipal de Cuiabá informou que colabora com as buscas realizadas no gabinete de Chico 2000 e que respeita as decisões judiciais. O Legislativo ressaltou que as investigações dizem respeito a “condutas individuais” e não representam a instituição.

O grupo pode responder por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A prefeitura e a Câmara estão proibidas de realizar contratos ou pagamentos às empresas e institutos citados na investigação.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error