domingo, 25 de janeiro de 2026
InícioDestaque PrincipalEdna Sampaio coloca nome à disposição para disputar o Senado
OPÇÃO PETISTA

Edna Sampaio coloca nome à disposição para disputar o Senado

A ex-vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio (PT), colocou o nome à disposição do partido para uma pré-candidatura ao Senado, em uma eventual dobradinha com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), único pré-candidato já colocado pelo campo governista. A manifestação foi feita na manhã desta sexta-feira (23), por meio de uma carta aberta publicada nas redes sociais.

Até então, Edna trabalhava com a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em 2022, ela concorreu ao cargo de deputada estadual e alcançou a suplência.

Na carta, a petista cita a militância de quase duas décadas no PT, a participação em lutas populares e a necessidade de renovação do Congresso como justificativas para se colocar à disposição do partido. Ela também defende a construção de um palanque alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso.

“Sou filiada ao PT desde os 19 anos, cresci politicamente, participei de lutas, e me orgulho de contribuir com a construção de um projeto de país que colocou pobres, mulheres e trabalhadores no centro das políticas públicas. A eleição se aproxima e somos chamados à responsabilidade histórica de construir um palanque progressista, que defenda o avanço do governo Lula”, escreveu.

Edna fez críticas à atual bancada federal de Mato Grosso, afirmando que parlamentares do estado se alinham a pautas contrárias aos interesses da população. Segundo ela, o PT precisa apresentar chapas competitivas e não se ausentar do debate político.

“A bancada federal de Mato Grosso se alinha reiteradamente a pautas contrárias ao povo. Renovar o Congresso é urgente para defender a democracia e a soberania popular. O PT de Mato Grosso não pode se ausentar do debate central”, afirmou.

Ao final da carta, Edna se coloca à disposição para disputar a segunda vaga ao Senado na chapa do campo governista, defendendo a presença de uma mulher petista na composição.

“Coloco meu nome à disposição para contribuir com a indicação de um nome de mulher petista na chapa ao Senado, fortalecendo o protagonismo do PT e o palanque do presidente Lula em Mato Grosso”, declarou.

Edna Sampaio iniciou a trajetória política em 2018, quando concorreu ao cargo de deputada federal, sem ser eleita. Em 2020, foi eleita vereadora de Cuiabá com cerca de 2,9 mil votos. Em 2022, disputou uma vaga na ALMT e ficou na suplência.

Em 2023, teve o mandato cassado pela Câmara Municipal sob acusação de irregularidades no uso de verba indenizatória, mas retornou ao cargo por decisão liminar. Em julho de 2024, voltou a ser cassada. A decisão foi posteriormente derrubada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por três votos a dois, revertendo também a inelegibilidade de oito anos que a impedia de disputar as eleições municipais de 2024.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error