Da Redação da CBN
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) começa nesta segunda-feira o pagamento dos valores a investidores do Banco Master que tiveram pedidos de ressarcimento aprovados. Até o momento, 369 mil pessoas já registraram solicitação junto ao fundo, mas apenas 150 mil finalizaram todas as etapas do processo e estarão aptas a receber o dinheiro. O prazo para o depósito em conta é de até dois dias úteis.
No total, cerca de 800 mil credores têm direito ao ressarcimento. Estão contemplados clientes do Banco Master, do Banco Master de Investimento e do Banco Letsbank, desde que os valores estejam dentro do limite de cobertura do FGC, que é de até 250 mil reais por CPF ou CNPJ.
O pedido de garantia deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo oficial do FGC, no caso de pessoas físicas. No mesmo dia em que o fundo anunciou o início do processo, surgiram relatos de golpes envolvendo aplicativos falsos criados para enganar credores. O FGC reforça que não cobra qualquer taxa para o ressarcimento e que todo o procedimento ocorre apenas pelo app oficial.
Durante o fim de semana, o alto volume de acessos provocou instabilidade no sistema. Segundo o fundo, foram registrados cerca de nove mil pedidos por hora — o equivalente a aproximadamente duas solicitações por segundo. O farmacêutico Anderson de Marchi relatou dificuldades para concluir o processo.
‘Eu acessei agora de manhã o aplicativo do FGC para requerer o ressarcimento do CDB que eu tinha do Banco Master, só que sequer eu consegui anexar a documentação. Ele, na hora de enviar a documentação, está apresentando muita instabilidade.’
Em nota, o FGC informou que o aplicativo está operando normalmente, mas reconheceu que picos de acessos simultâneos ainda podem causar lentidão. O economista Cesar Bergo lembra que os valores devolvidos não passam por qualquer tipo de correção monetária.
Em função da complexidade e quantidade de pessoas a serem ressarcidas, está demorando um pouco mais. Já tem mais de 60 dias que já foi, de alguma forma, iniciada a liquidação e até agora nenhum crédito foi feito. Normalmente, quem tinha até R$250 mil aplicado no fundo, no CDB ou em algum tipo de ativo do Banco Master, vai receber ressarcimento. A média desse ressarcimento deve ser por volta de 25 mil reais. E, infelizmente, não tem nenhuma correção. É o valor nominal registrado no dia da liquidação.
A liberação dos pagamentos ocorre a partir de 60 dias após a decretação da liquidação do Banco Master. Embora o procedimento costume ser mais rápido, o fundo explica que, neste caso, houve atraso devido à magnitude do volume de credores envolvidos.
Para quem ainda não solicitou a garantia, o FGC orienta atenção redobrada no envio da documentação. Documentos desatualizados podem impedir a validação das informações e atrasar o pagamento.
O CPF precisa estar legível, correto e sem divergências em relação aos dados enviados. Antes de concluir o pedido, o fundo recomenda conferir se todas as informações exigidas foram preenchidas corretamente.
