Isa Stacciarini – Da CBN Rede
A nova pesquisa Datafolha mostrou que 35% dos brasileiros se identificam como de direita, 22% como de esquerda e 17% de centro. Outros 11% disseram ser de centro-direita e 7% de centro-esquerda. Já 8% dizem não saber ou não responder.
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados para se posicionar em uma escala de 1 a 5: em que 1 corresponde a bolsonarista e 5 a petista. O resultado mostrou que 34% se encaixaram como simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 40% se classificaram como petistas. Outros 18% se posicionaram como neutros, 6% disseram não apoiar nenhum dos dois grupos e 1% não soube responder.
Entre os bolsonaristas, 5% disseram ter votado em Lula. Já entre os petistas, 7% afirmaram ter votado em Bolsonaro.
Entre os católicos, 24% se posicionam à esquerda e 36% à direita. Já entre os evangélicos, 16% se dizem de esquerda e 42% de direita.
Além disso, entre os entrevistados com menor escolaridade, 41% dizem que são de direita, 26% de esquerda e 8% de centro. Entre os que concluíram o ensino médio e o ensino superior, 21% e 20% se posicionam no centro.
Na faixa etária de 16 a 24 anos, 30% dizem ser de centro, 26% de direita e 16% de esquerda. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 9% se posicionam no centro, 42% à direita e 25% à esquerda.
O cientista político da Universidade de Brasília, Murilo Medeiros, avalia que a pesquisa revela que não há mais esquerda ou direita ideológica e que Lula e Bolsonaro não conseguem mais abarcar todo o espectro político.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
