Um vídeo gravado por um motorista na MT-251, no trecho conhecido como Portão do Inferno, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, mostrou o aparecimento de fissuras no asfalto da rodovia. As imagens começaram a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (22).
Diante da repercussão, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) realizou uma vistoria técnica no local. De acordo com a pasta, as aberturas registradas correspondem a juntas de dilatação, estruturas previstas em projetos de engenharia e que não representam risco de desmoronamento ou falha estrutural.
A Sinfra explicou que as fissuras surgem no ponto de transição entre o viaduto de concreto armado e o trecho da pista apoiado diretamente sobre o solo. Como esses elementos sofrem movimentações diferentes em função de variações de temperatura e carga, o aparecimento de aberturas no pavimento é considerado normal.
Segundo técnicos responsáveis pelo acompanhamento da área, o trecho é monitorado diariamente e as medições realizadas até o momento não apontaram qualquer deslocamento fora dos parâmetros técnicos.
O governo do Estado informou ainda que o acompanhamento seguirá de forma contínua e que não há necessidade de adoção de novas medidas emergenciais, além das já implantadas, como barreiras dinâmicas e a retirada de blocos rochosos.
