Por Felipe Igreja – Da CBN Rede
A Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 430 mil em endereço do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), no Distrito Federal, durante uma operação que investiga o desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares. Segundo a PF, o dinheiro vivo estava em um saco preto dentro de um armário no apartamento do deputado em Brasília.
A ação também tem como alvo o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).
Os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
O despacho do ministro Flávio Dino aponta indícios de uso irregular da cota parlamentar para o pagamento de despesas inexistentes ou irregulares. O documento também descreve a identificação de elevadas movimentações financeiras envolvendo investigados possivelmente ligados aos deputados, sem a devida comprovação da origem dos recursos.
Segundo o ministro, há ainda elementos indiciários de que os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy teriam desviado recursos da cota parlamentar por meio de servidores comissionados, inclusive com o uso de empresas de aluguel de veículos.
A ação dessa sexta é o desdobramento de outra, de dezembro de 2024, que apura crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
