domingo, 14 de dezembro de 2025
InícioDestaque PrincipalCom apoio da maioria da bancada de MT, Câmara aprova PL que...
OITO DE JANEIRO

Com apoio da maioria da bancada de MT, Câmara aprova PL que reduz penas de golpistas

Da Redação – Gustavo Reis

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) o projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria, que altera regras de aplicação e progressão de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Dos oito deputados federais de Mato Grosso, seis votaram a favor da proposta, um votou contra e outro não registrou voto.

O texto foi aprovado por 291 votos a 148, após ser pautado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), depois de um dia de negociações com lideranças partidárias. A proposta agora segue para o Senado, onde o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocá-la em votação ainda neste ano.

Relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o projeto prevê que, quando os crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito forem praticados no mesmo contexto, será aplicada apenas a pena mais grave, e não a soma das duas. A proposta também permite progressão mais rápida de regime, reduzindo de 1/4 para 1/6 o tempo mínimo de cumprimento da pena no regime fechado.

Na prática, a mudança pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por participação na tentativa de golpe. Com as novas regras, a pena poderia ser reduzida para um patamar próximo de 21 anos. A versão original do projeto previa anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mas esse trecho foi retirado na nova redação aprovada.

Como votou a bancada de Mato Grosso

Na votação, a maioria dos deputados federais de Mato Grosso se posicionou favoravelmente ao projeto. Votaram SIM:

  • Coronel Assis (União Brasil)

  • Coronel Fernanda (PL)

  • Gisela Simona (União Brasil)

  • José Medeiros (PL)

  • Nelson Barbudo (PL)

  • Rodrigo da Zaeli (PL)

O deputado Emanuelzinho (MDB) votou NÃO, enquanto Juarez Costa (MDB) não registrou voto no sistema da Câmara.

O projeto ainda pode sofrer alterações no Senado e, se aprovado, seguirá para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error