ANA MOURA – DA REDAÇÃO
Mato Grosso já começou a semear as primeiras áreas de soja da safra 2025/26. A estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é que para esta temporada o estado cultive mais de 13 milhões de hectares da oleaginosa. Um crescimento de 1,67% em relação à safra anterior.
Até a última sexta-feira (19), Mato Grosso havia semeado 0,55% da área estimada, um crescimento de 0,28 pontos percentuais quando comparado com a safra 2024/25 e 0,07 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos.
Vale ressaltar que os primeiros talhões plantados, conforme o Imea, correspondem a áreas irrigadas. Informantes do Instituto afirmam que foram registradas algumas precipitações pontuais em alguns municípios, o que permitiu a entrada das máquinas em áreas de sequeiro.
De acordo com as projeções do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), as chuvas no estado devem se intensificar nos próximos dias, acumulando até 25 mm na maior parte de Mato Grosso, podendo favorecer os produtores no avanço da semeadura. Historicamente, o plantio de soja se intensifica em outubro.
O Imea ainda prevê uma produtividade estimada em 60,45 sacas por hectare, representando uma queda de 8,81% quando comparado com o rendimento da temporada 2024/25. Já a produção em toneladas está estimada em mais de 47 milhões, uma retração de 7,29% em relação ao ciclo anterior.
