O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), decretou situação de emergência para execução de obras de reparos e reconstrução da ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho, no bairro Jardim Imperial.
A ponte, que liga os bairros Planalto e Itamarati ao Condomínio Belvedere I, foi inaugurada em junho de 2022 e já apresenta comprometimento estrutural, afetando cerca de 20 mil moradores que dependem da via.
Segundo o Município, denúncias registradas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, apontaram riscos à segurança da estrutura.
Vistorias técnicas realizadas pelas Secretarias de Infraestrutura e Obras e pela Defesa Civil identificaram falhas como recalque diferencial, solapamento das fundações e risco iminente de colapso, o que levou à interdição total da ponte em 27 de agosto.
Barreiras físicas, faixas de isolamento e placas de advertência foram instaladas para proteger pedestres e condutores.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e a adoção de medidas emergenciais, incluindo desapropriações e dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços necessários à obra.
As medidas devem garantir a conclusão da reconstrução em até um ano. Em casos de risco iminente, autoridades e agentes de defesa civil poderão entrar em propriedades particulares, com indenização posterior em caso de danos.
Para minimizar transtornos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública realizará fiscalização em horários aleatórios e alerta que a violação da interdição representa risco à vida.
A Defesa Civil acompanha a situação com levantamentos técnicos, enquanto a Secretaria de Infraestrutura e Obras prepara o projeto emergencial da nova ponte, que será encaminhado à Secretaria Estadual de Infraestrutura para início imediato das obras.
