terça-feira, 2 de dezembro de 2025
InícioCidadesPolícia investiga possíveis fraude em documentos de quitação de IPVA
OPERAÇÃO MÁSCARA DE PAPEL

Polícia investiga possíveis fraude em documentos de quitação de IPVA

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na segunda-feira (1), a Operação Máscara de Papel para investigar possíveis fraudes cometidas em documentos de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no município de Canarana (a 823 km de Cuiabá). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais foram cumpridas no escritório e na residência do suspeito, de 25 anos, que trabalha como despachante veicular e exerce a função de intermediar e agilizar processos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Conforme o delegado de Canarana, Diogo Jobane, as investigações foram iniciadas no mês de agosto, após uma das vítimas comparecer à delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

Ele relatou que procurou o escritório de despachante para dar início ao procedimento de quitação do seu veículo VW Saveiro. O valor negociado foi pago parcelado em cinco vezes no cartão de crédito, e a primeira parcela foi debitada em agosto.

No entanto, ao consultar a documentação do seu veículo junto ao Departamento de Trânsito (Detran), o comunicante constatou o débito e procurou a Polícia Civil para denunciar.

Na ocasião, a vítima apresentou aos policiais civis o documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que lhe foi entregue pelo despachante investigado, constando como pago o tributo referente a este ano de 2025.

Diante das informações, foi instaurado inquérito para apurar os crimes de falsificação de documento público e estelionato. Após terem conhecimento da investigação, outras pessoas estiveram na manhã desta terça-feira (2) e realizaram novas denúncias.

“A Polícia Civil orienta a população que pagou seus tributos veiculares por intermédio de terceiros ou despachantes a realizar uma consulta junto ao Detran para certificar se a dívida foi realmente quitada”, alertou o delegado de Canarana.

As investigações continuam visando à conclusão do inquérito policial e ao possível indiciamento de pessoas envolvidas na prática criminosa.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error