THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Silva, afirmou ter recebido com “perplexidade e indignação” as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sobre a instituição.
Em entrevista, Abilio criticou a qualidade das universidades públicas do estado e classificou o ensino da UFMT como “uma bosta”. A fala ocorreu após ele ser questionado sobre um vídeo no qual dizia que alunos da rede estadual não sabiam resolver a equação 4×4.
Em nota oficial, a reitora destacou a importância da universidade na formação de profissionais e pesquisadores que atuam em diversas áreas de Mato Grosso.
“A UFMT, patrimônio da sociedade mato-grossense e brasileira, manifesta sua perplexidade e indignação diante das declarações do prefeito de Cuiabá que, em tom desrespeitoso, atacam a qualidade do ensino oferecido por esta instituição”, afirmou.
Conforme a reitora , a UFMT é referência regional e nacional em ensino, pesquisa e extensão, com atuação em áreas como saúde pública, agronegócio, cultura, inovação tecnológica, defesa do meio ambiente e formação de professores.
Marluce ressaltou ainda que as críticas do prefeito não atingem apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade mato-grossense.
“Declarações que desqualificam, de maneira genérica e ofensiva, o trabalho de milhares de docentes, técnicos e estudantes desrespeitam também a sociedade que sustenta e se beneficia do papel social da Universidade”.
Leia a nota na íntegra:
A UFMT é um patrimônio de Mato Grosso!
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), patrimônio da sociedade mato-grossense e brasileira, manifesta sua perplexidade e indignação diante das declarações do Prefeito de Cuiabá que, em tom desrespeitoso, atacam a qualidade do ensino oferecido por esta instituição.
Ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, a UFMT tem formado gerações de profissionais, pesquisadores e líderes que hoje contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento do Estado e do país, em todas as áreas do conhecimento.
O reconhecimento da qualidade da formação acadêmica da UFMT é atestado nacional e internacionalmente pela excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação, pela relevância da produção científica de seus pesquisadores e pela inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na vida pública.
A UFMT é referência regional e nacional em ensino, pesquisa e extensão, articulando-se permanentemente com os desafios da sociedade mato-grossense: da saúde pública ao agronegócio, da cultura à inovação tecnológica, da defesa do meio ambiente à formação de professores que sustentam a educação básica em centenas de municípios.
Declarações que desqualificam, de maneira genérica e ofensiva, o trabalho de milhares de docentes, técnicos e estudantes não atingem apenas a comunidade universitária, mas desrespeitam também a sociedade que sustenta e se beneficia do papel social da Universidade.
Desrespeitam, sobretudo, os profissionais formados pela UFMT que hoje atuam em todos os setores da vida social — na saúde, na educação, na cultura, na economia, no poder judiciário, na política, no agronegócio e em tantas outras áreas — e que honram, diariamente, a excelência desta instituição.
Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. A UFMT permanecerá de portas abertas ao diálogo responsável e republicano com todas as autoridades constituídas, sempre em defesa do interesse público e do fortalecimento da democracia.
Cuiabá, 19 de agosto de 2025.
Universidade Federal de Mato Grosso
