THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O Movimento Legendários se pronunciou nesta terça-feira (1º) sobre a morte do técnico de segurança, Rodrigo Nunes de Oliveira, o Legendário 131.000, durante um retiro em Rondonópolis, a 215 km ao sul de Cuiabá, no último sábado (28).
Em nota oficial, o movimento disse que Rodrigo havia apresentado atestados médicos atualizados e estava em plenas condições físicas para participar do evento.
Ainda conforme a nota, Rodrigo começou a passar mal durante um momento de reflexão e espiritualidade.
O movimento afirmou que ele foi atendido por uma equipe de médicos e profissionais de saúde no local e, em seguida, foi levado por uma ambulância de resgate ao Hospital Regional da cidade.
“O participante chegou estável ao hospital, contudo após algumas horas, infelizmente, sofreu uma crise convulsionar com causa indeterminada e foi a óbito”, diz trecho da nota.
“Importante ressaltar que Rodrigo estava em plenas condições físicas de atender o evento e havia apresentado atestados de saúde médicos atualizados comprovando sua saúde”, diz outro trecho.
O movimento também manifestou solidariedade à esposa da vítima, Ana Paula Oliveira, e aos dois filhos do casal. “Oramos e pedimos que todos se unam em oração por ele e esta preciosa família.”
O perfil oficial do evento no Instagram, por sua vez, desativou os comentários das publicações e limitou-se a postar uma imagem preta em sinal de pesar.
Já Ana Paula usou as redes sociais para homenagear o marido. Em uma postagem, ela mostrou itens preparados para recebê-lo em casa após o evento, incluindo a farda simbólica que os participantes ganham ao concluir o retiro.
“Por aqui estava tudo preparado para te receber, mas Deus te quis do lado d’Ele. Como eu queria te ver vestido com a farda tão sonhada. Você foi forjado desde antes de estar na montanha, não foi por acaso que você conseguiu chegar até onde chegou”, escreveu.
Na mesma publicação, Ana Paula também afirmou que vai seguir em frente criando os filhos com os valores do pai. “Vou fazer os nossos filhos serem homens de caráter e sempre lembrarão quem foi o pai deles”, disse.
Diversos membros do movimento deixaram comentários na postagem.
“Como legendário 130.971 venho desejar a você e sua família que Deus conforte o seu coração e dê força para vocês suportarem essa perda. Ele está nos braços do Pai agora”, escreveu um participante.
Outro relatou que conheceu Rodrigo durante o retiro. “Ficamos conversando por um bom tempo na fila do check-in. Ele estava com uma mochila leve e eu com uma pesada, e ele ofereceu ajuda. Durante o percurso, por vezes nos encontrávamos e brincávamos. Ele cumpriu todo o percurso e foi para os braços do Pai, Legendário 01!”.
A Polícia Civil de Mato Grosso informou que não consta registro de boletim de ocorrência sobre o caso por não ser morte por crime. Não há informações sobre a causa da crise convulsiva que levou à morte de Rodrigo.
O retiro
O TOP 1009 é um retiro exclusivamente masculino, com duração de 72 horas em meio à natureza, que reúne participantes em experiências intensas de superação e espiritualidade. Os custos para participar variam entre R$ 450 e R$ 81 mil.
Criado em 2015 na Guatemala pelo pastor Chepe Putzu, o Movimento Legendários promove jornadas voltadas à “restauração do homem original”, com base em princípios cristãos e desafios físicos.
O lema do grupo, AHU — Amor, Honra e Unidade — resume os valores defendidos pelos organizadores.