THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), o senador Wellington Fagundes (PL) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2026.
O levantamento foi publicado nesta sexta-feira (23) pelo instituto Paraná Pesquisas.
Janaina lidara a corrida com 21,9% das intenções de voto, na modalidade estimulada. Wellington, sogro da deputada, vem logo em seguida, com 19,4%. Já Pivetta aparece em terceiro lugar com 16,9%.
Dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, os três nomes estão tecnicamente empatados na liderança.
Na sequência, aparecem os nomes do senador Jayme Campos (União Brasil), com 11,8%; do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), com 4,3%; do empresário Odílio Balbinotti (MDB), com 4,2%; do ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), com 3,5%; e do deputado estadual Max Russi (PSB), com 2,4%.
Veja:
Senado
Já na corrida pelo Senado Federal, o governador Mauro Mendes (União) é o amplo favorito.
Ele aparece na liderança com 60,8% das intenções de voto na modalidade estimulada, seguido por Janaina Riva, com 29,2% do eleitorado.
Em terceiro aparece o ex-governador e ex-senador Pedro Taques (sem partido), com 18,3% das intenções de voto.
O atual senador Jayme Campos (União), que pode ir à reeleição, está com 15,1% da preferência, em quarto lugar. Já o deputado federal José Medeiros (PL), aparece em quinto com 13%.
O ministro Carlos Fávaro, que também deve ir à reeleição, está em sexto, com apenas 11,2% da preferência do eleitorado. Ele é seguido pela ex-deputada federal Rosa Neide (PT), citada por 7,3% e do ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan (DC), com 3,8%.
Veja:
A pesquisa
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 60 municípios no Mato Grosso entre os dias 7 e 11 de maio de 2025.
O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais.