Os preparativos para a Páscoa de 2024, celebrada no domingo, 31 de março, já começaram para os pequenos negócios. Em Mato Grosso, o ticket médio de consumo é de aproximadamente R$ 110 por pessoa para o período.
A expectativa é que os empreendimentos menores movimentem R$ 8,5 milhões, dos R$ 138 milhões que devem circular em todo estado.
Os dados são da “Pesquisa de Intenção de Consumo para a Páscoa”, realizada pelo Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso).
A responsável pela pesquisa, Jaqueline Trentino, explicou que a distribuição de gastos varia conforme a faixa de renda dos entrevistados.
A maior parte daqueles que ganha até um salário mínimo pretende gastar até R$ 100 com as compras de Páscoa.
Àqueles com renda entre um salário mínimo e R$ 7 mil têm uma média de gastos de R$ 100 a R$ 200.
Uma parcela menor pretende investir acima de R$ 300.
Conforme a pesquisa, fatores como preço e qualidade dos produtos (69%) devem ter uma influência significativamente nas decisões de compra.
Os filhos (62%) deverão ser os principais destinatários dos ovos de Páscoa, seguido por presentes pra si próprio (23%), sobrinhos (as) e afilhados (as) (22%) e parceiros (21%).
Os chocolates industrializados aparecem como os favoritos dos consumidores (83%), já ovos e produtos artesanais devem representar 14% das vendas, o que para os pequenos negócios é uma oportunidade de vender e lucrar mais.
A gerente de Competitividade de Sebrae/MT, Denise Pimpim, observa que os industrializados ficam com a maior fatia das compras e tem estrutura para atender esta demanda.
Porém, os pequenos negócios que têm uma produção menor e mais personalizados, conseguem inovar com produtos e estratégias diferenciadas, para não só atender o público previsto, mas também mudar a decisão do consumidor.
Mercado digital
As redes sociais podem ser uma aliada na hora da conquista de novos clientes, principalmente aos empreendedores.
Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados pretendem realizam pesquisas de preço, e a maioria (24%) deve ser realizada em plataformas digitais, que, são os principais canais de vendas dos pequenos negócios.
A pesquisa revelou, ainda, que a celebração da Páscoa, para a maioria (71%), será em casa com familiares, refletindo a importância dos laços familiares e das tradições culturais.
O levantamento foi realizado entre 29 de janeiro a 25 de fevereiro. Foram entrevistas 632 pessoas em diferentes cidades do Estado.