Um novo deslizamento de terra foi registrado na manhã desta segunda-feira (11), na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, nas proximidades do Portão do Inferno.
Os episódios têm sido recorrentes nos últimos meses, assustando motoristas que trafegam pelo trecho.
Nesta manhã, equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) foram acionadas para sinalizar a pista e fazer a limpeza do local.
Em razão dos trabalhos, o trânsito ficou lento na via.
Veja vídeo:
Pedido de providências
Em novembro deste ano, a Sinfra encaminhou um relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que o Governo do Estado seja autorizado a reestruturar a MT-251, na região do Portão do Inferno.
O relatório, feito por uma consultoria especializada, aponta risco de deslizamento no local.
Segundo a Sinfra, foram identificados dez pontos com riscos de acidente geotécnico, entre os km 42 e 48 da rodovia – dentro da área do Parque Nacional, sendo que três pontos são considerados mais críticos.
O pedido foi feito uma vez que a MT-251 corta um trecho do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, administrado pelo ICMBio, e nenhuma alteração pode ser feita no local sem autorização do órgão federal.