domingo, 14 de dezembro de 2025
InícioDestaque PrincipalAL vai apreciar decreto de Mendes sobre intervenção, diz Botelho
NOVA CONSTITUIÇÃO

AL vai apreciar decreto de Mendes sobre intervenção, diz Botelho

Governo do Estado deve ser notificado da decisão de intervenção nesta sexta-feira (10)

THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO 

O decreto do governador Mauro Mendes (União) com a indicação de um interventor para comandar a Saúde de Cuiabá passará por votação na Assembleia Legislativa.

A informação foi confirmada pelo presidente Eduardo Botelho (União) nesta sexta-feira (10). Isso porque, em de janeiro deste ano, a AL aprovou uma emenda à Constituição Estadual que obriga o Governo a submeter os decretos de intervenção ao parlamento.

A intervenção do Estado na Saúde da Capital foi decretada por maioria dos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça em sessão realizada nesta quinta-feira (9). A votação na Assembleia não diz respeito a decisão judicial, que é soberana e terá que ser cumprida, mas tão somente sobre o decreto estadual.

Conforme o deputado,  assim que o governador for notificado da decisão judicial, ele terá 24 horas para encaminhar o decreto para o Legislativo. A assessoria do Tribunal de Justiça informou que a notificação deve ocorrer ainda hoje, por se tratar de situação de urgência.

“Assim que notificado evidentemente ele deve escolher o nome do interventor e encaminhar para Assembleia esse decreto de intervenção. Aí, convocaremos uma sessão e colocaremos em apreciação do plenário”, disse Botelho.

“O decreto terá que ter um parecer rápido da Comissão de Saúde, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, depois, nós colocarmos no plenário para votação. Vamos aguardar o encaminhamento por parte do Governo”, completou.

Botelho frisou que Assembleia também irá criar uma comissão provisória para acompanhar as ações do interventor.

“Nós vamos estabelecer uma comissão especial, junto a Comissão de Saúde, para fazer o acompanhamento dos resultados. O que é normal, pois a Assembleia faz seu papel de fiscalizar”, disse.

 

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error