Thaiza Assunção – Da Redação
Apoiadores da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) organizam uma carreata em Cuiabá no feriado da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7).
O evento terá concentração na Praça das Bandeiras, a partir das 15h, e seguirá até a Praça 8 de Abril, em frente ao Choppão.
De acordo com o Movimento Direita Mato Grosso, é esperado pelo menos 10 mil carros na manifestação, que tem como tema principal a defesa da liberdade de expressão.
A manifestação deve ocorrer em todo o país e está sendo convocada pelo próprio presidente.
Bolsonaro participará de um desfile militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 9h.
Depois, seguirá para o Rio de Janeiro, onde deve ser recebido por uma motociata do Aterro do Flamengo até Copacabana.
Aliados de Bolsonaro estão receosos com o tom que as manifestações podem tomar neste ano.
Em 2021, a data foi marcada por ataques de Bolsonaro contra o Judiciário e por falas golpistas do mandatário e apoiadores, o que acirrou a crise entre o Executivo e o Judiciário.
O entorno do chefe do Executivo, principalmente integrantes da campanha, tentam convencê-lo a cessar com ataques mais diretos ao Judiciário, especialmente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Há uma avaliação de que, se os atos forem de teor golpista, isso pode consolidar rejeição a Bolsonaro a menos de um mês da eleição – além de que já foi constatado por estrategistas da campanha que deslegitimar o processo eleitoral não traz votos.