A deputada estadual Janaina Riva anunciou a filiação da ex-prefeita de Sinop e suplente de senadora, Rosana Martinelli, ao MDB. O objetivo da mudança partidária é a disputa por uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de 2026.
Rosana Martinelli deixa o PL em meio ao cenário de intensa concorrência interna na chapa bolsonarista, onde suas chances de candidatura eram consideradas limitadas. Segundo Janaina, a migração ocorreu em comum acordo com o antigo partido, tratando-se de uma articulação política para fortalecer o palanque do MDB em Mato Grosso.
A chegada de Rosana ao MDB é vista como um movimento para consolidar a presença da sigla na região Norte do estado e dar musculatura à chapa proporcional do partido no pleito federal.
