quarta-feira, 25 de março de 2026
InícioCidadesTSE torna ex-governador Cláudio Castro inelegível por oito anos
ABUSO DE PODER

TSE torna ex-governador Cláudio Castro inelegível por oito anos

Decisão por 5 votos a 2 pune político por irregularidades na Ceperj e Uerj em 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (24), tornar o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, inelegível por um período de oito anos. A condenação ocorre por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Mesmo com a renúncia de Castro ao cargo na última segunda-feira (23), o julgamento prosseguiu na Corte Eleitoral. As informações são do portal G1.

O placar da votação foi de 5 a 2 pela condenação. Acompanharam o voto da relatora, ministra Isabel Gallotti, os ministros Estela Aranha, Cármen Lúcia, Floriano de Azevedo Marques e Antônio Carlos Ferreira. O ministro Nunes Marques votou contra a punição, enquanto o ministro André Mendonça divergiu parcialmente, entendendo que a renúncia de Castro prejudicava a perda do mandato, mas não a inelegibilidade.

A investigação aponta o uso eleitoreiro da Fundação Ceperj e da Uerj, incluindo a manutenção de uma “folha de pagamento secreta” com 18 mil pessoas contratadas sem concurso público e o aumento injustificado de repasses financeiros. Além de Castro, o tribunal declarou a inelegibilidade do deputado estadual afastado Rodrigo Bacellar e de Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj.

Em nota, Cláudio Castro manifestou “grande inconformismo” com o resultado e afirmou ter convicção de que governou dentro da legalidade. A defesa do ex-governador informou que pretende recorrer da decisão assim que tiver acesso ao acórdão, buscando reverter a condenação nas instâncias cabíveis.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error