A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação R2 – Refúgio Rastreado para desarticular a estrutura logística de uma facção criminosa que atua em Cáceres e região. Ao todo, os agentes cumprem 21 ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão.
As buscas ocorrem simultaneamente em Cáceres, São José do Rio Claro e Cuiabá.
Um dos principais alvos é um criminoso de 32 anos. Ele foi identificado após a circulação de um vídeo nas redes sociais onde aparecia “batendo no peito” e exaltando a organização criminosa.
A investigação da Delegacia de Cáceres identificou que a facção utilizava endereços específicos como “casas de apoio”. Esses locais serviam para o armazenamento de armas e drogas, além de servirem de esconderijo para criminosos em trânsito.
O delegado Mauro Apoitia, responsável pelo caso, afirmou que a ofensiva é uma resposta direta aos crimes de homicídio registrados na região. “Enquanto persistirem crimes violentos na cidade, as ações policiais continuarão firmes. Não há espaço para o crime organizado”, pontuou.
A ação faz parte da Operação Pharus, dentro do programa Tolerância Zero, que visa sufocar as facções em todo o estado de Mato Grosso em 2026. Participam do cerco equipes da Defron, Derf, GCCO e delegacias locais.
