sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
InícioDestaque PrincipalMendonça libera acesso da PF a provas e depoimentos do caso Master
INVESTIGADO POR FRAUDES

Mendonça libera acesso da PF a provas e depoimentos do caso Master

Autorizações do relator derrubam decisões controversas de Toffoli

Por Samantha Klein – Da Redação CBN Rede

O ministro André Mendonça, novo relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), deu uma série de autorizações para a Polícia Federal. Em decisão desta quinta-feira, uma semana após assumir a relatoria, ele definiu que a PF pode realizar extração, indexação e análise dos dados dos cerca de 100 dispositivos eletrônicos apreendidos durante a Operação Compliance Zero, com distribuição entre peritos habilitados. A corporação tinha manifestado ao relator, em reunião na semana passada, que a então equipe autorizada levaria meses para realizar a análise sem reforço técnico.

O despacho contraria procedimentos do relator anterior, ministro Dias Toffoli, que foram considerados controversos, Em janeiro, Toffoli determinou da manutenção de todas as provas no Supremo e escolha dos investigadores da PF que poderiam acessar as provas.

Entre as diligências autorizadas, estão a tomada de novos depoimentos de investigados e testemunhas nas dependências da Polícia Federal, sem autorização judicial prévia.

Também ficam autorizadas outras diligências necessárias, inclusive relacionadas ao crime de lavagem de dinheiro, desde que dentro da mesma hipótese criminal.

O ministro ainda reforçou a manutenção de sigilo das informações e definiu que a Diretoria de Inteligência da PF deve compartilhar informações relevantes somente com os delegados responsáveis pela investigação.

Ao assumir a relatoria, Mendonça pretende afastar a crise provocada com as revelações de que Toffoli tem relações com uma empresa que fez negócios com pessoas próximas do banqueiro Daniel Vorcaro.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error