Um jovem de 19 anos, apontado como o principal fornecedor de cogumelos alucinógenos para Mato Grosso, foi preso em um hotel na cidade de Jericoacoara, no Ceará. A captura ocorreu após ação conjunta entre as polícias civis dos dois estados e encerra a lista de alvos da Operação Hidra, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).
O investigado mantinha uma loja virtual para comercializar entorpecentes pela internet e enviava as substâncias para traficantes de Cuiabá. Com ele, os agentes apreenderam uma grande quantidade de cogumelos prontos para venda, além de R$ 6 mil em dinheiro e aparelhos celulares.
A Operação Hidra, que faz parte do programa Tolerância Zero, cumpriu ao todo 20 ordens judiciais, entre prisões e buscas, em Cuiabá e Brasília. Segundo o delegado Ronaldo Binoti Filho, o grupo utilizava mecanismos tecnológicos e financeiros para ocultar as transações ilícitas e movimentar drogas sintéticas e maconha.
O nome da operação faz referência à criatura mitológica Hidra, simbolizando a estrutura fragmentada e ramificada da organização criminosa, que mantinha diferentes núcleos interligados para garantir a continuidade do tráfico. O preso será transferido para Mato Grosso, onde responderá pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.
