Rany Veloso – Da CBN Rede
O partido novo anunciou na manhã desta segunda-feira(16) que vai pedir a inelegibilidade do presidente Lula assim que a candidatura dele for registrada. A sigla alega abuso de poder político e econômico e diz que houve propaganda antecipada com recursos públicos.
O senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro, prometeu acionar o Tribunal Superior Eleitoral contra o PT por ataques pessoais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à família.
Já o deputado federal Zucco, do PL, estuda medidas legais por suposta violação à liberdade religiosa e abuso nos meios de comunicação. Já na base do governo, o desfile foi elogiado.
Deputado petista Pedro Uczai, líder do governo na Câmara, destacou que a encenação da subida de Lula na Rapa do Planalto foi uma ótima ilustração do presidente e postou o vídeo de um palhaço preso com a legenda Sem mitos falsos, sem anistia. O também petista Paulo Pimenta ironizou as críticas. Lembrando que Jair Bolsonaro foi tema de escola de samba em 2022.
Para o especialista em direito eleitoral Marlon Reis, o desfile não cometeu ilegalidades, já que a lei exige o pedido explícito de voto para configurar propaganda antecipada. O presidente Lula já está em Brasília, usou as redes sociais para celebrar o evento e elogiou acadêmicos de Niterói e classificou o Rio de Janeiro como uma referência mundial do carnaval.
E a primeira-dama, Janja, disse em nota que não desfilou no sambódromo para evitar perseguição à escola de samba e a Lula, quem ela disse ser a pessoa que mais ama na vida.
