quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
InícioDestaque PrincipalRelator da CPI do Crime Organizado aciona PGR para afastar Toffoli da...
DIÁLOGOS ENTRE INVESTIGADOS

Relator da CPI do Crime Organizado aciona PGR para afastar Toffoli da relatoria do caso Master

Além do afastamento, o parlamentar solicita apuração específica sobre os pagamentos realizados à empresa Maridt Participações e possíveis crimes de corrupção passiva

Samantha Klein – Da CBN Rede

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou, nesta quinta-feira, uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a suspeição do ministro Dias Toffoli, que é o relator do inquérito que apura o caso Master no STF.

Além do afastamento, o parlamentar solicita apuração específica sobre os pagamentos realizados à empresa Maridt Participações e possíveis crimes de corrupção passiva, prevaricação e obstrução de Justiça.

Na representação, o relator da CPI do Crime Organizado destaca teriam sido identificadas menções ao ministro em diálogos mantidos entre investigados, conforme relatório da PF enviado ao Supremo. E destacou referências a pagamentos destinados à empresa Maridt Participações S.A., da qual Toffoli integra o quadro societário.

No documento enviado à PGR, o senador sustenta que há indícios suficientes para questionar a permanência do ministro na relatoria do caso. “A existência de um vínculo comercial em que o julgador figuraria, em tese, como beneficiário de recursos pagos pelo investigado mitigaria de forma intensa a imparcialidade do ministro Dias Toffoli”, afirma o autor da representação.

A representação ainda menciona decisões consideradas heterodoxas na condução do caso, como a determinação pela apreensão de provas no próprio Supremo e a imposição de prazos restritivos à atuação da Polícia Federal. Para o senador, o conjunto dos fatos exige atuação firme do Ministério Público.

Quem também reforçou pedido de suspeição de Toffoli foi o líder do Novo no Senado. O senador Eduardo Girão encaminhou à PGR um aditamento ao pedido de suspeição do ministro.

O parlamentar ainda cobrou que o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) dê prosseguimento ao pedido de impeachment de Toffoli.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error