Da CBN Rede
O governo federal anunciou que, logo depois do carnaval, vai enviar para o Congresso novo projeto sobre fim da escala 6×1 de trabalho sem redução de salários, apesar de já existirem pelo menos cinco projetos e propostas, no mesmo sentido, em tramitação.
O doutor em Direito Trabalhista e Empresarial e sócio-fundador do AVJ Advogados, Antonio Vasconcellos Junior, em entrevista ao Jornal da CBN, destaca que o governo tenta, efetivamente, trazer um consenso entre esses projetos já apresentados.
“Me parece que nesse novo projeto que está sendo desenhado vai se tentar uma redução um pouco mais branda, que seria as 40 horas semanais, com alguma possibilidade de negociação coletiva. Mas, obviamente, a gente tem que aguardar esse projeto do governo para que verifique exatamente o que vai ser apresentado de novidade entre os projetos que já foram apresentados”.
Antônio Vasconcelos Júnior explica que cuidados se deve ter nesse debate, que é sensível, porque tem apelo popular, mas também tem impacto econômico em alguns setores:
“Eu acho que é isso que a gente sente falta, de efetivamente dados técnicos e estudo mais aprofundado sobre os impactos. Não existe dúvida que, obviamente, a população tem uma tendência em apoiar um projeto que existe, uma proposta de redução de jornada de trabalho sem redução de salário. As pessoas logo imaginam que vão, na verdade, trabalhar menos e ganhar o que atualmente estão ganhando. Mas isso gera um desdobramento bastante significativo em termos de custo operacional, em termos de custo do Brasil, em comparação com outros países que a gente já está concorrendo, efetivamente, hoje. (…) E isso é bastante preocupante, porque o que a gente pensa, num primeiro momento, ser bastante interessante para todos os empregados, pode, num determinado momento, propiciar maior automação, eliminação de postos de trabalho, e também poderá estimular uma possível inclinação para a informalidade”.
