A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a realização de sessões ordinárias em formato virtual durante o mês de fevereiro, enquanto o plenário passa por obras de reforma. A medida foi votada nesta terça-feira (3).
Segundo a presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), as sessões online serão adotadas quando os trabalhos da reforma avançarem para o plenário, especialmente na parte elétrica, o que inviabiliza a realização das atividades presenciais.
Com isso, as sessões previstas do período do Carnaval até o fim de fevereiro deverão ocorrer em regime remoto. De acordo com Paula, não houve tempo hábil para executar as intervenções durante o mês de janeiro, período de recesso legislativo.
“As obras começaram pela parte leste desde dezembro. Quando a reforma chegar ao plenário, para não deixarmos de realizar as sessões, elas serão feitas de forma online”, afirmou a presidente. Segundo ela, o investimento nas obras já soma R$ 594 mil.
O prazo final para conclusão da reforma está previsto para 28 de fevereiro.
Processo contra Chico 2000
Paula Calil negou que a adoção do trabalho remoto tenha relação com o pedido de abertura de Comissão Processante contra o vereador Chico 2000, que tramita na Casa. Ela também rechaçou críticas de que o formato virtual possa prejudicar o andamento dos trabalhos ou a cobertura da imprensa.
De acordo com a presidente, a votação do pedido de comissão será presencial e deve ocorrer antes do início das sessões remotas.
“De forma alguma isso tem a ver com o processo contra o Chico. As sessões presenciais seguem até a próxima semana, justamente porque a reforma ainda não chegou ao plenário”, afirmou.
