domingo, 25 de janeiro de 2026
InícioDestaque PrincipalApós negociação com Governo, Assembleia aprova RGA de 5,40%
PAGAMENTO EM JANEIRO

Após negociação com Governo, Assembleia aprova RGA de 5,40%

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em sessões extraordinárias realizadas nesta quarta-feira (21), o projeto de lei do Governo do Estado que concede a Revisão Geral Anual (RGA) de 5,40% para os servidores públicos para o ano de 2026.

O reajuste já será incorporado à folha salarial de janeiro, paga no próximo dia 30.

O projeto aprovado substitui a proposta inicialmente encaminhada pelo Executivo, que previa reajuste de 4,26%, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/2025).

O aumento ocorreu após negociações entre deputados e o governador Mauro Mendes (União).

“Minha alegria com a conquista de hoje me leva a parabenizar a oposição e a base governista, pois todos se uniram e se empenharam para que conseguíssemos um avanço além dos 4,26%. Não avançamos em tudo o que queríamos, mas foi o possível neste momento”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

Críticas da oposição 

Parlamentares de oposição frisaram uma diferença de 19,5% reivindicada pelos servidores – porcentagem relativa ao período que o reajuste não era realizado no Estado, entre 2020 e 2021.

O deputado Lúdio Cabral (PT) usou a tribuna para afirmar que existe uma dívida do Governo com o funcionalismo que precisa ser reconhecida.

O petista informou sobre uma proposta de emenda constitucional que será apresentada pela deputada Janaína Riva (MDB), com assinatura de todos os parlamentares, para garantir o reconhecimento do RGA em atraso.
“É uma PEC assinada por todos os deputados para que a Constituição de Mato Grosso reconheça a dívida das RGAs que não foram pagos até agora, mas que poderão ser pagos no futuro. Isso tem que servir para que sigamos em frente, lutando pelo que consideramos justo, como direito do servidor”, afirmou.

Inicialmente, o Governo do Estado apontou que a RGA de 4,26% geraria um impacto anual de R$ 1.04 bilhão aos cofres públicos em 2026. Ainda não foram divulgados dados com o novo valor fixado em 5,4%.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error