Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em sessões extraordinárias realizadas nesta quarta-feira (21), o projeto de lei do Governo do Estado que concede a Revisão Geral Anual (RGA) de 5,40% para os servidores públicos para o ano de 2026.
O reajuste já será incorporado à folha salarial de janeiro, paga no próximo dia 30.
O projeto aprovado substitui a proposta inicialmente encaminhada pelo Executivo, que previa reajuste de 4,26%, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/2025).
O aumento ocorreu após negociações entre deputados e o governador Mauro Mendes (União).
“Minha alegria com a conquista de hoje me leva a parabenizar a oposição e a base governista, pois todos se uniram e se empenharam para que conseguíssemos um avanço além dos 4,26%. Não avançamos em tudo o que queríamos, mas foi o possível neste momento”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).
Críticas da oposição
Parlamentares de oposição frisaram uma diferença de 19,5% reivindicada pelos servidores – porcentagem relativa ao período que o reajuste não era realizado no Estado, entre 2020 e 2021.
O deputado Lúdio Cabral (PT) usou a tribuna para afirmar que existe uma dívida do Governo com o funcionalismo que precisa ser reconhecida.
