A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação CyberCombat, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas, invasão de dispositivos e falsidade ideológica. Vítima é de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) e os criminosos estavam em São Paulo.
Ao todo, 9 ordens judiciais foram cumpridas, sendo 3 de prisão preventiva, 3 de busca e apreensão e 3 de quebra de sigilos. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Lucas.
Para a execução dos mandados, duas equipes da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde se deslocaram até Piracicaba, em São Paulo, no interior de São Paulo, onde os suspeitos residiam. A ação contou com o apoio da Polícia Civil paulista, garantindo o cumprimento integral das determinações judiciais.
As investigações começaram em dezembro do ano passado, após uma vítima procurar a Delegacia de Lucas do Rio Verde relatando que teve sua conta no portal gov.br invadida. Os criminosos teriam utilizado os dados pessoais da vítima para contratar financiamentos de veículos e abrir contas bancárias em seu nome.
A partir das informações coletadas, os policiais conseguiram identificar três suspeitos envolvidos no esquema. Nas redes sociais, o grupo exibia uma vida de alto padrão, marcada pela ostentação de carros de luxo e viagens.
Com base nos elementos reunidos durante as investigações, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva dos investigados, além da expedição de mandados de busca e apreensão e da quebra de sigilos telemáticos. As medidas foram deferidas pela Justiça, com parecer favorável do Ministério Público.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o prejuízo causado pelas ações do grupo criminoso.
