O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues, convocou os servidores para um ato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (21), a partir das 8h. A mobilização ocorre após decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que suspendeu a greve anunciada pela categoria, prevista para começar no mesmo dia.
A paralisação foi barrada por decisão liminar do desembargador Rodrigo Roberto Curvo, que atendeu a pedido do Governo do Estado. Além de suspender o movimento grevista, o magistrado autorizou o desconto dos dias parados e estabeleceu multa diária de R$ 200 mil ao sindicato em caso de descumprimento da ordem judicial.
Na ação protocolada no TJMT, o Executivo estadual solicitou que a greve fosse declarada ilegal e abusiva. No documento, o governo argumenta que tem adotado medidas para atender às reivindicações da categoria e atribui a ausência de reajuste salarial ao veto do governador Mauro Mendes (União) ao projeto de lei que previa o aumento.
Mesmo em recuperação de uma cirurgia cardíaca, Rosenwal Rodrigues divulgou um vídeo nas redes sociais na tarde desta terça-feira (20) para explicar a situação aos servidores. Ele afirmou que, neste momento, o sindicato irá cumprir a decisão judicial, suspendendo temporariamente a greve, mas reforçou a importância da mobilização na ALMT, onde será votada a Revisão Geral Anual (RGA) do funcionalismo.
“Uma liminar que o governador pediu através da sua Procuradoria do Estado para indeferir essa greve, para não deixar isso acontecer. Ou seja, é uma aberração que está acontecendo. Nosso departamento jurídico está tomando as atitudes que devem ser tomadas e eu venho esclarecer que, momentaneamente, cumprindo a decisão, fica suspenso o movimento grevista”, declarou.
O presidente do Sinjusmat também destacou que o foco da mobilização será a defesa da RGA. “Amanhã é o dia de lutar pela RGA, que é de todos nós servidores públicos do Estado de Mato Grosso”, afirmou.
Rosenwal informou ainda que o departamento jurídico do sindicato já adotou as medidas cabíveis contra a liminar e que uma assembleia geral será convocada para discutir o cumprimento definitivo da decisão judicial. Segundo ele, a diretoria aguarda o prazo legal de 72 horas para a publicação do edital de convocação.
Caravanas de servidores do interior do Estado são esperadas para o ato na Assembleia Legislativa. O dirigente sindical reforçou que a RGA não representa ganho real, mas a reposição das perdas inflacionárias acumuladas. “É o seu salário, é o seu vencimento. A RGA vem corrigir o que a inflação tirou”, enfatizou.
A mobilização desta quarta-feira também deve servir para esclarecer os servidores sobre os fundamentos da decisão judicial e definir os próximos passos do movimento sindical diante da suspensão da greve.
